Tipos Malware mundo Online


Arquivo
Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

Alarme falso
Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

Backdoor
Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

Boot
Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

Cavalo de Tróia ou Trojan
São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

Encriptados
Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.

Hoax
Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo.

Macro
Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

Multipartite
Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos

Mutante
Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado

Polimórfico
Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

Programa
Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.

Script
Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

Stealth
Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Spyware
Um termo abrangente para programas maliciosos que se escondem do usuário e monitoram os processos do PC.
registrando dados que são enviados a seus autores,como nomes de usuário e senhas.


Ransomware
Propagam-se tipicamente como worms tradicionais,mas tentam extorquir dinheiro fazendo com que usuário do PC pague por download falso

Zero Day Attack
Infecção que pode causar danos porque nenhuma solução ainda foi criada ,Já que o fabricante de antivírus ainda não conhece sua existência.

Phishing
Email que tenta fazer com que um usuário clique em site falso ,normalmente disfarçado como banco .para roubar dando pessoais.


Fonte: UOL tecnologia e Revista Oficial Windows